Sinopse:
Flora acorda após um estranho sonho e encontra um baú sobre sua mesa de cabeceira. Ao abri-lo ela encontra várias memórias de sua vida, em formato de fotos, bilhetes e uma fita compact cassete com gravações de áudios de família. Além de se reencontrar com suas lembranças, ela também recebe a visita de sua versão criança com quem ela passa o resto do dia conversando.
Com roteiro de Ana Moura, a cineasta estreia neste curta-metragem também como diretora. O curta-metragem é uma produção da Bactéria Filmes e Sala Filmes, e coprodução da Forno Fx e Lágrima de Crocodilo Filmes.
Mais informações:
Flora é um curta-metragem sobre afeto, lembranças e empatia.
O roteiro teve como inspiração a vida real de mulheres idosas que a cineasta conheceu ao longo desses anos, assim como também, seus familiares e de sua própria mãe.
Tocando em temas como maturidade, lamento e empatia, o curta-metragem levanta uma série de questões sociais, justamente em um período de pós-pandemia do Covid-19, em que muitos idosos permaneceram isolados e longe de seus familiares, causando assim muita solidão e abandono.
“O filme é além de uma homenagem para a minha mãe, que faleceu em 2018, como também é uma homenagem para todos os idosos que eu conheci e as senhorinhas do bairro onde cresci. Precisamos falar sobre o ato de envelhecer, as dores, as alegrias e os sentimentos que acontecem nessa fase da vida”, complementa a roteirista e diretora Ana Moura.
Financiado de forma colaborativa, o curta-metragem teve vários desafios ao longo de sua produção, incluindo um refinado trabalho de efeitos visuais, que apresentados em formato de um prisma, nos mostra os vários lados dos sentimentos e situações, trazendo um ar de fantasia psicodélica para a trama.













Você está pronto para criar histórias fantásticas conosco? Envie uma mensagem do futuro, um sinal de fumaça, ou, se preferir, entre em contato por e-mail ou telefone.