DIÁRIO DE PRODUÇÃO – 06

DIÁRIO DE PRODUÇÃO – 06
Diária 01 – 29 de novembro de 2014
Locação: Colégio Júlio de Castilhos

A primeira diária é sempre a mais tensa, a mais nervosa e a mais cansativa. São dias, meses ou anos esperando aquele momento. O instante onde tudo começa. A primeira cena, o primeiro plano. O primeiro ‘clack’ da claquete, o primeiro ‘ação’!
Essa primeira diária foi corrida, iniciamos, propositalmente, com a cena de abertura do filme no ano de 1999. É a cena que somos levados ao universo do protagonista. A cena envolvia um número elevado de figurantes, o que transforma tudo numa grande gincana. As vans de produção buscando o pessoal no meio da madrugada, muita gente para figurinar, maquiar. Muito tempo de espera. E tudo isso para fazermos uma cena onde Jeferson (Bruno Barcelos) conversa com Bia (Duda Andreazza) enquanto assiste uma aula dada pelo professor Marcelo (Bruno Krieger).
Em toda produção existem contratempos e sendo a primeira não poderia deixar de acontecer, por mais que a gente planeje e pense em tudo que poderia dar errado, sempre existe algo que foge do nosso controle. Seja pelo clima (a primeira diária foi cancelada em função de uma previsão de temporal que não se realizou), seja pelo atraso de A ou B. Em decorrência disso realizamos 2 das 3 cenas planejadas para o dia. Poderíamos ter tentado gravar a terceira cena, mas certamente não conseguiríamos extrair o melhor resultado, em função do cansaço da equipe, do elenco e da figuração. Além da luz do dia, fundamental para realização dessas cenas, que estava caindo a medida que o dia se aproximava do fim. Com tudo isso, achamos melhor jogá-la para outra diária.
O resultado da primeira diária foi extremamente positivo. A cena da sala de aula ficou muito boa, com a luz desejada, interpretações ótimas, tanto do elenco principal como da figuração, que deu um show não só pelo empenho como pelas atuações. Eles colaboraram significativamente transformando momentos da cena em algo muito maior. Em especial o instante onde o professor chama a atenção de uma aluna e todos reagiram exatamente como alunos reagiriam dentro de uma sala de aula. E isso que no primeiro take eu nem indiquei nada para eles. Não sei se deixei claro nos elogios do dia, mas eles arrasaram!
A cena que fizemos depois, apenas com o Jeferson e a Luana (Fernanda Roggia) foi simplesmente mágica. E é só isso o que eu posso dizer no momento. Vocês terão que ver na tela. 🙂

Até a próxima!

Pedro Marques

Leave a comment